FUTEBOL GRAJAUENSE: Jogador grajauense faz sucesso na Portuguesa- de Desportos SP.

FERDINANDO TREINANDO NA LUSA
SÃO PAULO - Ferdinando Pereira Leda, mais conhecido como Ferdinando (Grajaú, 22 de abril de 1980), é um futebolista brasileiro que atua como volante, atualmente, joga pelo Portuguesa.

Carreira Ferdinando começou profissionalmente no futebol com vinte e um anos de idade. Antes de atuar nos campos, foi pedreiro, servente, trabalhou na roça e no comércio.

Em janeiro de 2006, foi contratado pelo Avaí Futebol Clube, vindo do Vitória. Foi emprestado ao São Bento em 2007 e retornou ao Avaí no mesmo ano.

No dia 27 de julho de 2009, por uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro, Ferdinando completou cem jogos com a camisa do Avaí, recebeu uma placa comemorativa e uma camisa com seu nome e o número 100. 

Após um bom Brasileirão 2009 pelo Avaí, se transferiu para o Grêmio, por indicação do técnico Silas, que o treinou em 2008 e 2009 no time catarinense e que também havia se transferido para o Grêmio. 

No dia 4 de janeiro de 2009, Ferdinando foi apresentado oficialmente pelo Grêmio, dizendo-se apto a jogar na lateral, ele também exaltou poder trabalhar novamente com Silas. 


Com o encerramento do contrato de empréstimo, em 31 de dezembro de 2010, o volante foi devolvido ao Avaí. 

No ano de 2011, foi anunciado como reforço da Portuguesa. Na Lusa, conseguiu o acesso à Série A de 2012 e, ao final do ano, foi negociado com o futebol coreano para defender o Incheon United. Porém, após menos de 1 ano jogando na Coréia, voltou para defender a Portuguesa no Brasileirão 2012. 

Ferdinando é natural de Grajaú-ma,vem de uma família,que quase todos os seus irmãos jogavam futebol, destacaríamos dois. 

Itamar e Zé Nilton.

O primeiro citado, era craque. Passou pelos os times do Kaburé e União de Araguaína ambos do Estado do Tocantins, também passou pelo Paysandu de Belém do Pará. 


já Zé Nilton, brilhou nos campos de Grajaú e cidades vizinhas, não tendo oportunidade de sair para tentar o profissionalismo. 


O motivo de postarmos esse assunto, é porque temos que valorizar os grajauenses que se destacam no esporte ou seja não só no esporte, em qualquer área. 
Mas como blog é direcionado para tal assunto, falaremos mais de outros Grajauense.


ALGUNS TÍTULOS CONQUISTADO PELO ATLETA:
Palmas Campeonato Tocantinense: 2001, 2003 e 2004
Vitória Campeonato Baiano: 2005
Avaí Campeonato Catarinense: 2009
Grêmio Campeonato Gaúcho: 2010
Portuguesa Campeonato Brasileiro - Série B: 2011




Comentários