FUTEBOL BRASILEIRO: Campeonato Amazonense tem a melhor média gols entre os estaduais.

Um dos principais estaduais do Brasil, o Campeonato Paulista é o único que já ultrapassou a marca dos 300 gols na atual temporada. Ao todo, foram 346 em 130 jogos do Paulistão 2014. 

O Carioca, com 278 gols, e o Gaúcho, com 265, vêm em seguida. No entanto, quando o assunto é a média por partida, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul vêm sendo superados por outros como Amazonas e Piauí, cujos estaduais se destacam com a marca de três gols por partida.

CARLINHOS BALA
Tanto o Campeonato Amazonense - que tem Carlinhos Bala (Fast - foto acima) e Michel Parintins (Princesa do Solimões) como artilheiros, com cinco gols cada -, quanto o Piauiense tiveram um número de jogos relativamente reduzido se comparados aos da maioria.

Foram somente 24 partidas no Amazonense e 28 no Piauiense. De qualquer maneira, por enquanto, eles lideram com médias de 3,08 e 3,00, respectivamente.

Ambos são seguidos de perto pelo Cearense - competição que conta com o artilheiro de 2014 até o momento, Robert (Fortaleza), com 15 gols -, Paraibano e Baiano, todos com 2,90 de média, além do Sul-Mato-Grossense, com 2,88. Carioca e Paulista vêm apenas na sétima e oitava posições, nesta ordem, com 2,67 e 2,66 gols de média por jogo.

Somando-se todos os estaduais, foram 3645 gols em 1429 partidas, o que representa uma média geral de 2,55 gols.  

Entre os que estão abaixo dessa marca está o Campeonato Mineiro, com 2,28 por partida. A média do estadual de Minas Gerais supera apenas as do Sergipano (2,23 gols por jogo), Pernambucano (2,13) e Mato-Grossense (2,10), sendo este último o pior entre os 24 estaduais em andamento - Acreano, Amapaense e Roraimense começam somente neste fim de semana.


Os campeonatos Rondoniense e Tocantinense não entram na relação abaixo, pois ainda têm um número de partidas considerado pequeno. 

Seja como for, o estadual de Rondônia também teve um início bastante promissor: já foram 21 gols nos primeiros sete jogos (média de 3 por partida). 

No caso do de Tocantins, são 30 gols em 12 jogos, ou seja, 2,5 por jogo. Vale ressaltar também que a média do Campeonato Sergipano não considera os jogos em que o o Olímpico foi derrotado por W.O. tampouco os gols atribuídos aos vencedores dessas partidas. 

VEJA AS MÉDIAS ABAIXO: 


Comentários