FUTEBOL MUNDIAL: Libertadores seguirá regras de sistema da Fifa a partir da temporada 2017

FOTO / CONMEBOL
ASSUNÇÃO (PARAGUAI) - A Copa Libertadores seguirá regras de sistema da Fifa a partir da temporada 2017. Além das mudanças no tamanho e duração, o Torneio do próximo ano terá mais algumas exigências para os clubes participantes. As regras são de um sistema criado pela Fifa em 2007, e já aplicado pela Uefa desde de 2008.
As estruturas físicas e financeiras serão as mais cobradas pela Conmebol para a Libertadores e também pela Sul-americana. As mais básicas exigem categorias de base estruturada, além de departamentos para profissionais de marketing, futebol e finanças em cada clube.
As financeiras exigem relatórios dos clubes, com detalhes de dívidas por transferências, investidores e salários. As receitas também terão que ser explicadas, com detalhes de onde vem a verba, com receitas de televisão, venda de jogadores e patrocínios.
Já sobre a estrutura física exige que os clubes tenham estádio próprio ou alugado com contrato fixo, como acontece com o Botafogo no Engenhão. Flamengo e Fluminense, neste ano, por exemplo, não tiveram isso. O Flu resolveu o problema com o Giulite Coutinho, mas o Flamengo ainda aguarda a liberação do Maracanã.

Comentários