FUTEBOL BRASILEIRO: Em evento realizado São Luís, foram sorteados os grupos da Copa do Nordeste 2018.

IMAGEM/DIVULGAÇÃO
SÃO LUÍS - Em evento realizado na noite desta quarta-feira (6/9), no Auditório da Fiema, em São Luís (MA), foram sorteados os grupos da Copa do Nordeste 2018. Além disso, foram anunciadas mudanças no regulamento e na fórmula de disputa da maior competição de clubes da região nordeste "Lampions League" a partir da próxima temporada.
A cerimônia realizada na capital maranhense contou com a presença dos presidentes da CBF, Marco Polo Del Nero, da FMF, Antônio Américo e da Liga do Nordeste, Alex Portela. Esse último falou do prestígio que a competição ganha a cada ano que passa.
- Cada vez mais essa competição ganha prestígio. Estou muito feliz. A competição cresce a cada ano. A rivalidade entre as equipes é um ponto interessante. Essa rivalidade entre os times que fazem a força dessa competição – afirmou Alex Portela, presidente da Liga do Nordeste.
O mandatário da Confederação Brasileiro de Futebol - CBF - Marco Polo Del Nero, destacou o crescimento da Copa do Nordeste.
- É evidente que o Nordeste é um celeiro do futebol brasileiro. O torcedor é apaixonado. São grandes jogos, grandes espetáculos, grandes públicos. Cada ano que passa a gente tem percebido crescimento sobre todos os aspectos – disse o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.
Mudanças
Uma das mudanças será no numero de participantes, antes 20 e agora 16. A outra, acontecerá na fórmula de disputa da competição que terá uma espécie de Pré-Copa do Nordeste, que já teve dois confrontos com seus classificados resolvidos. O CSA (AL) eliminou o Parnahiba (PI) e o Globo (RN) despachou o Fluminense (BA). O vice-campeão maranhense Cordino participará desta fase eliminatória, onde enfrentará o Treze (PB) em partidas de ida e volta. Mesma situação de Náutico e Itabaiana que disputarão uma vaga na fase de grupos.
Diante dessas novidades na Copa do Nordeste a partir da próxima temporada, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores falou que toda mudança vem com o intuito de melhorar qualquer competição e as que foram realizadas é para deixar a Copa do Nordeste mais competitiva.
- Toda mudança que a gente implementa, são mudanças necessárias. A gente entende que esse ajuste é para que a gente tenha a primeira fase ainda mais competitiva. A Copa do Nordeste cresce a todo ano, se consolida e estamos buscando fazer a competição ainda melhor – disse o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.
Na fase de grupos, os quatro times jogam entre si na fase de grupos e os dois melhores avançam para as quartas de final. Os clubes classificados como primeiro colocado de seus grupos, realizam o jogo de volta como mandantes.
Anfitrião do evento, o presidente da Federação Maranhense de futebol, Antônio Américo, exaltou a luta de Maranhão e Piauí para se consolidar na competição.
- O sorteio ser realizado aqui em São Luís é a coroação de uma luta que se iniciou em 2011. Lutamos com muita força, tivemos muitos dificuldade, mas conseguimos colocar Maranhão e Piauí e agora eles estão de direito na competição. Ninguém nos pode nos tirar – afirmou.
Confira como ficaram os grupos:
Grupo A: Santa Cruz, CRB , Confiança e Treze ou Cordino
Grupo B: Vitória, ABC, Ferroviário-CE e Globo
Grupo C: Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e Itabaiana ou Náutico
Grupo D: Ceará, Sampaio, Salgueiro e CSA

Confira abaixo a cerimônia realizada em São Luís (créditos ao esporte interativo):

Comentários