FUTEBOL INTERNACIONAL: FIFA anuncia banimento permanente de Marco Polo del Nero do futebol

DEL NERO ESTAVA SUSPENSO POR 45 DIAS E TEVE A PENA AUMENTADA PARA 90 DIAS
ZURIQUE (SUÍÇA) - A FIFA anunciou na manhã desta sexta-feira que Marco Polo del Nero está banido permanentemente de qualquer atividade que envolva futebol, seja ela administrativa, esportiva. Em nota, a entidade máxima do futebol informa que o ex-presidente da CBF já foi notificado da decisão e revela que o banimento possui caráter nacional e internacional.
Além do banimento, Marco Polo del Nero foi multado em 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 3,51 milhões). O dirigente já estava suspenso das atividades relacionadas ao futebol desde de dezembro, numa pena preventiva de 90 dias. Em março, a suspensão foi prorrogada por mais 45 dias.
Em comunicado, a entidade informa que a investigação contra o ex-presidente da CBF foi iniciada no dia 23 de novembro de 2015 e se referia a um esquema de propinas em troca de contratos para direitos de mídia e marketing de alguns torneios.
A nota informa ainda que del Neto foi considerado culpado por violar os artigos 21 (Suborno e Corrupção), 20 (Oferecer e aceitar presentes e benefícios), 19 (Conflito de Interesses), 15 (Lealdade), e 13 (Regras Gerais de Conduta), do Código de Ética da FIFA.
Marco Polo del Neto assumiu a presidência da CBF em abril 2015 e tinha o seu mandato previsto até 2019. Anteriormente havia sido presidente da Federação Paulista de Futebol entre 2003 até 2015, quando assumiu a entidade máxima do futebol brasileiro.

Comentários